___________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________

Blog Mat é o blog de uma professora que desenvolve e orienta atividades de educação e de inclusão digital, destinado à motivação e à contribuição na aprendizagem, buscando desenvolver a autonomia intelecual e habilidades relacionadas à representação, leitura, compreensão, análise, comunicação e investigação, além da formação ética no ambiente de rede, dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP, Bagé/RS, dentro da disciplina de matemática.
Visa, basicamente, desenvolver uma experiência de educação à distância sob a perspectiva e exploração da tecnologia de informação da internet, utilizando-a como ferramenta para entender a matemática.
________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________

a ideia


... consiste na utilização do ciberespaço e de suas ferramentas como blogs e seus utilitários, sites de buscas, tradutores, wikis, mensageiros instantâneos, e-mails, softwares educacionais ,álbuns on-line, etc relacionados com o assunto comum - MATEMÁTICA.
Os participantes criarão seus próprios blogs que terão um papel multifuncional. Ora funcionando como um diário de bordo, onde os alunos, durante as atividades propostas, em sala de aula, no decorrer do ano letivo comentam e compartilham suas impressões e opiniões sobre o que é desenvolvido e descoberto . Ora também serve como um portifólio virtual, onde os alunos podem postar a própria produção em sala de aula , através de relatórios e fotos das atividades propostas e trabalhadas.
As atividades serão propostas através do Blog Mat, de webquests e/ou e-mail no decorrer dos anos letivos de 2008 e 2009.

As metas

Explorar uma pequena parte das inúmeras possibilidades que o ciberespaço oferece para a motivação, a criatividade, a aprendizagem, a subjetividade e a criticidade do aluno, além de experienciar as ideias de ambiente de rede, de educação à distância e de novas tecnologias.
Apresentar, desenvolver e analisar as mais diversas informações, que a rede constantemente coloca e/ou mantém à disposição de todos, relacionadas com a matemática.
Trabalhar um ambiente de interação entre colegas e entre alunos e professora que a rede tem condições de proporcionar.
Propor e desenvolver um uso consciente, coerente baseado no discernimento e eticamente comprometido, das tecnologias oferecidas.

A avaliação

Contínua e processual. Serão avaliadas as construções dos blogs, a pertinência dos comentários e e-mails, as pesquisas realizadas, a participação integral nas atividades, as impressões postadas sobre atividades de sala de aula e da rede, o interesse e compromisso na proposta, as orientações solicitadas e demais pormenores não menos importantes de um processo ensino-aprendizagem. Em termos de valores, no máximo 20% da média bimestral.

_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________

Pato Donald no país da Matemática

___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

Postagens

.............
.............
.............
.............
.............
.............
.............
..........................
......................
.................
............
........
....
..
.
Mostrando postagens com marcador Geometria Espacial Métrica. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Geometria Espacial Métrica. Mostrar todas as postagens

15 de junho de 2009

POLIEDROS - 2009

Dia 8 de junho foi realizado o trabalho de confecção de poliedros em sala de aula.

Munidos de material como E.V.A., cartolina, miçangas coloridas, planificações e roteiro para trabalho em grupo, os alunos construiram, em sala de aula, os poliedros a seguir.

Tudo devidamente registrado com flash, realizado com empenho e dedicação que resultou no colorido das formas que agora apresento aos internautas.

Apresentando..... as obras da turma 301, da Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP, de 2009






























































12 de junho de 2009

ATIVIDADE PARA O 2º BIMESTRE - RELATO SOBRE POLIEDROS

Olá, pessoal!
Recebi alguns poliedros e outros estão prometidos para a próxima aula, dia 15/06 (não esqueçam de estudar para a avaliação!) por isso só coloquei as fotos das montagens em sala de aula. Estou esperando que todos sejam entregues para poder fotografar e postar aqui o conjunto de tudo que vocês realizaram nas aulas passadas.
Porém, já vou postar como vocês devem proceder ao relato do trabalho para quem quiser adiantar o seu neste feriadão:


ATIVIDADE DE RELATO DA CONSTRUÇÃO DOS POLIEDROS:
A atividade consiste em postar no próprio blog um RELATO desta atividade feito em sala de aula pelos grupos. Dica: as fotos podem ser usadas em ordem cronológica enquanto a dupla de blogueiros descreve o que acontece na foto postada.

Na POSTAGEM deste relato não poderão ser esquecidos:
1* os materiais utilizados para a construção dos poliedros (citar e explicar como foram utilizados);
2* os nomes dos componentes do grupo (quem participou e o que fez);
3* os passos ordenados da realização do trabalho (o relato servirá como um roteiro);
4* as FOTOS do trabalho que ilustrem o trabalho do grupo (estão diponíveis logo acima, num total de 35 fotos, basta clicar no slide que nova janela abrirá, cliquem com o botão direito do mouse e salvem no computador, depois basta, na postagem, clicar em "adicionar imagem" e escolher a foto);
5* a conclusão do trabalho (Comentários sobre o que o trabalho colaborou para a aprendizagem sobre poliedros).
BOM TRABALHO E DIVIRTAM-SE!

DATA FINAL PARA POSTAR AS ATIVIDADES: 08/07/09

24 de maio de 2009

PLANIFICANDO..

Para construirmos nossos poliedros, em sala de aula, vamos precisar de suas planificações.
Vendo um sólido geométrico, é possível conhecermos sua planificação, basta desconstruí-lo, "desmontá-lo". Vejamos abaixo as planificações dos 5 poliedros de Platão:

23 de maio de 2009

RAPIDINHA - POLIEDROS

Pessoal, aqui vai um pouquinho do já vimos em sala de aula, em Geometria Espacial.
Legal que vocês TAMBÉM comecem a postar um pouquinho do que vemos nas nossas aulas e começar a rechear o cantinho de vocês. Cada blog pode fazer sua pesquisa por textos, figuras, curiosidades sobre o assunto da aulas anteriores e postar no seu blog, a internet está repleta de informações, vamos lá, usem o GOOGLE aí!


Iniciando Geometria Espacial Métrica, começamos falando dos poliedros (clica no link para saber bem além do que já conversamos).

Vimos que os poliedros podem ser convexos e não-convexos(côncavos). E, também, podem ser regulares (que são nove, incluindo os cinco de Platão) ou não.

Existem cinco Poliedros regulares, os da figura acima, que são chamamos poliedros platônicos ou de Platão.
E, para estes Poliedros Regulares vimos que é verdadeiro o Teorema de Euler.
Há alguns softwares free (que é possível baixar) que vocês podem visualizar diversos tipos de poliedros e seus elementos (vértices, arestas e faces), além de sua planificação. Um deles é o Poly Pro 1.11, é só baixar, escolher opção em espanhol e explorar as maravilhas de poliedros que ele oferece.
Prestem bem atenção, pois daqui a algumas aulas, vocês mesmos construirão seus poliedros.
OU outra opção é vê-los on-line na Pletora de Poliedros, basta selecionar o poliedro que quiserem visualizar.
Até mais, bom trabalho.
"Colhemos os frutos conforme as sementes que plantamos, a terra que cuidamos e o trabalho que dedicamos à nossa plantação."
Isso vale para cada atitude dedicada ou não que tivermos em nosso trabalhos. Não esqueçam!

10 de julho de 2008

POLIEDROS: AS OBRAS!

Aqui estão as obras que os alunos construíram em sala de aula.
Vértices, faces e arestas dos poliedros são reproduzidos em cristais, e.v.a. e canudinhos coloridos.
Os alunos, trabalhando em grupo, receberam o roteiro do trabalho e uma ficha para registrar a atividade, onde analisaram os poliedros contruídos em relação aos seus elementos, medidas e áreas.
O relato de cada grupo pode ser acompanhado no blog dos alunos.
A Turma 301 do CIEP - Bagé está de parabéns, não concordam?










29 de junho de 2008

ATIVIDADE PARA O 2º BIMESTRE

...........................................................

ATIVIDADE:

A atividade consiste em postar no próprio blog um RELATO da atividade de construção de POLIEDROS feito em sala de aula pelos grupos.

Caso a dupla de blogueiros não tenham realizado o trabalho no mesmo grupo, os DOIS deverão postar o seu relato individualmente.

Na POSTAGEM não poderão ser esquecidos:

* os materiais utilizados para a construção dos poliedros;


* os nomes dos componentes do grupo;


* os passos ordenados da realização do trabalho;


* as FOTOS do trabalho que ilustrem o trabalho do grupo (estão diponíveis logo acima, num total de 28 fotos, basta clicar no slide que nova janela abrirá para que possam copiá-las);


* a conclusão do trabalho, comentando o que o trabalho colaborou para a aprendizagem sobre poliedros.



DATA FINAL PARA POSTAR A 1ª ATIVIDADE: 11/07/08



Em caso de dúvidas entrem em contato. Bom trabalho!



............................................................

______________________________________________
______________________________________________