___________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________

Blog Mat é o blog de uma professora que desenvolve e orienta atividades de educação e de inclusão digital, destinado à motivação e à contribuição na aprendizagem, buscando desenvolver a autonomia intelecual e habilidades relacionadas à representação, leitura, compreensão, análise, comunicação e investigação, além da formação ética no ambiente de rede, dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP, Bagé/RS, dentro da disciplina de matemática.
Visa, basicamente, desenvolver uma experiência de educação à distância sob a perspectiva e exploração da tecnologia de informação da internet, utilizando-a como ferramenta para entender a matemática.
________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________

a ideia


... consiste na utilização do ciberespaço e de suas ferramentas como blogs e seus utilitários, sites de buscas, tradutores, wikis, mensageiros instantâneos, e-mails, softwares educacionais ,álbuns on-line, etc relacionados com o assunto comum - MATEMÁTICA.
Os participantes criarão seus próprios blogs que terão um papel multifuncional. Ora funcionando como um diário de bordo, onde os alunos, durante as atividades propostas, em sala de aula, no decorrer do ano letivo comentam e compartilham suas impressões e opiniões sobre o que é desenvolvido e descoberto . Ora também serve como um portifólio virtual, onde os alunos podem postar a própria produção em sala de aula , através de relatórios e fotos das atividades propostas e trabalhadas.
As atividades serão propostas através do Blog Mat, de webquests e/ou e-mail no decorrer dos anos letivos de 2008 e 2009.

As metas

Explorar uma pequena parte das inúmeras possibilidades que o ciberespaço oferece para a motivação, a criatividade, a aprendizagem, a subjetividade e a criticidade do aluno, além de experienciar as ideias de ambiente de rede, de educação à distância e de novas tecnologias.
Apresentar, desenvolver e analisar as mais diversas informações, que a rede constantemente coloca e/ou mantém à disposição de todos, relacionadas com a matemática.
Trabalhar um ambiente de interação entre colegas e entre alunos e professora que a rede tem condições de proporcionar.
Propor e desenvolver um uso consciente, coerente baseado no discernimento e eticamente comprometido, das tecnologias oferecidas.

A avaliação

Contínua e processual. Serão avaliadas as construções dos blogs, a pertinência dos comentários e e-mails, as pesquisas realizadas, a participação integral nas atividades, as impressões postadas sobre atividades de sala de aula e da rede, o interesse e compromisso na proposta, as orientações solicitadas e demais pormenores não menos importantes de um processo ensino-aprendizagem. Em termos de valores, no máximo 20% da média bimestral.

_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________

Pato Donald no país da Matemática

___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

Postagens

.............
.............
.............
.............
.............
.............
.............
..........................
......................
.................
............
........
....
..
.

13 de abril de 2009

CONSTRUÇÃO DOS BLOGS - 2009




Galera, parabéns!


Adorei o início da construção de cada blog.
Alguns tiveram ótimas ideias, outros ainda estão com um pouco de medo - o que é natural -, mas em seguida vocês pegam o jeito.
Está no começo, então continuem assim.
Para aqueles que já começaram, aqui vão algumas dicas:
________________________________________________



DESCRIÇÃO DO BLOG E DOS BLOGUEIROS:
Para que os internautas (pessoas de qualquer lugar do planeta que utilizam a internet) que navegarem pelos nossos blogs entendam o que estamos construindo e o que pretendemos é fundamental que todos os blogs contenham uma pequena descrição. Nesta descrição não pode faltar:

- quem são os criadores do blog, o que fazem, onde estudam;
- sobre o que o blog vai "falar", o objetivo do blog;
- a participação do blog em projeto de inclusão e educação digital (o resumo está na última linha da descrição do Blogmat, para facilitar).
________________________________________________

BLOGS COM NOMES DE MATEMÁTICOS:

Para aqueles que incluíram nomes de matemáticos em seus blogs, penso que uma pequena biografia sobre o tal cara ficaria bacana, não concordam?
Basta procurar em alguns sites, tentem colocar o nome do Matemático num site de busca para ver o que este garimpa por aí.
Tem dicas de alguns sites aqui mesmo no BlogMat, certo que algum deles tem o que vocês precisam, ok?
________________________________________________

Qualquer dúvida é só perguntar!


Para tirar essas dúvidas vocês também têm várias opções virtuais: na coluna da direita do BlogMat tem um MURAL e a LINHA DIRETA. Outra opção é enviá-las para o email que passei para vocês em sala de aula.

________________________________________________

PS: logo abaixo de cada postagem aparece a palavra "comentários". Cliquem nela e deixem o seu comentário para cada postagem aqui do BlogMat.

8 comentários:

Aury e Jéssica disse...

Oi, nosso blog está ficando o máximo. {:
Lemos a postagem da professora que dizia que se tivermos se baseado no nome de um matemático para nosso blog, era pra comentarmos a respeito dessa pessoa. Em nosso blog não usamos o nome de nenhum matemático. Com isso, decidimos pesquisar um pouquinho sobre a matemática! Foi muito legal. :D
A Matemática surgiu da necessidade de encontrar soluções para problemas ligados à vida e ao trabalho das pessoas, na sua luta diária pela sobrevivência.
As idéias matemáticas não estavam prontas e acabadas, esperando ser apanhadas, como uma fruta ao alcance da mão. Foi preciso que, em cada época, escribas, sábios, cientistas, matemáticos, através dos seus mais nobres pensamentos, criassem os conceitos matemáticos necessários ao progresso e desenvolvimento da humanidade.
O entusiasmo com que eles se entregaram a esse trabalho deve ser visto como exemplo para que se estude e compreenda a Matemática como uma grande aventura do pensamento. Cabe a nós, que a cada dia vivenciamos novas descobertas, fazermos com que essa aventura jamais tenha fim.
Beijo!

Lu e Su disse...

oi!!estamos adorando trabalhar através do blog.O nosso blog fala de um matematico muito inteligente e sabio que é PITÁGORAS.Vamos descrever um pouquinho sobre ele:pitágoras viveu na Grécia há mais de 2.500 anos possuia um espirito inquieto e uma inteligencia brilhante.Portanto era um homem modesto e sensato e não tinha a pretensão de deter plenamente a sabedoria.Assim como em nossa experiência diária nem sempre encontramos com facilidade aquilo que admiramos e procuramos ele também nem sempre atinge com facilidade a sabedoria que tanto procura.O progresso cientifico e o continuo aperfeiçoamento da tecnica, revelam, através da história, esta eterna procura do homem pelo saber.Enfim gostamos muito de ter mais conhecimento sobre esse assunto, foi uma grande experiencia...Até mais beijosss.

josy e kaka disse...

Ola! Em nosso blog não consta nome de matematico porque irá abranger a matemática em geral.Estamos muito entusiasmadas com a criação desse blog,pois será muito importante no auxílio da matemática e servirá como uma forma de aprendizagem e de pesquisa.Hoje em dia em nosso cotidiano a internet possibilita várias formas de consulta, no entanto cabe a nós unir a internet com a matemática. Até breve...

Marichel e Taís disse...

Oi o nosso blog fala sobre Bhaskara que foi um matemático, professor, astrólogo e astrônomo indiano, o mais importante matemático do século XII e último matemático medieval importante da Índia.
E tchalô significa:"vamos" que foi tirado da novela caminho das índias.Até logo...Beijussss.

Carlinhos, Yan disse...

Olá, nós já fizemos todas as tarefas que nos pediu, nosso blog não esta sendo tratado com nenhum nome de matemático.

Lidi e Jorge disse...

Olá,o nosso blog também não costa em Matemático porque irá abranger a matemática.Nós muito animados e curiosos com a criação desse blog,isso é bom saber e aprender entre as pesquisas que existe hoje em dia,a internet está muito avançado.Até mais beijos

sassá e sussu disse...

olá!!Nosso blog trata-se do SURF da matematica que durante o ano iremos surfar bastante nas ondas da matemática como a internet esta bastante avançada iremos aprender bastante,temos certeza. bjinhossf

Taisson e Milene disse...

Bom nosso blog tem como finalidade o nome Discípolos da matematica, que quer dizer seguidores da matematica...bju***

______________________________________________
______________________________________________