___________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________

Blog Mat é o blog de uma professora que desenvolve e orienta atividades de educação e de inclusão digital, destinado à motivação e à contribuição na aprendizagem, buscando desenvolver a autonomia intelecual e habilidades relacionadas à representação, leitura, compreensão, análise, comunicação e investigação, além da formação ética no ambiente de rede, dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP, Bagé/RS, dentro da disciplina de matemática.
Visa, basicamente, desenvolver uma experiência de educação à distância sob a perspectiva e exploração da tecnologia de informação da internet, utilizando-a como ferramenta para entender a matemática.
________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________

a ideia


... consiste na utilização do ciberespaço e de suas ferramentas como blogs e seus utilitários, sites de buscas, tradutores, wikis, mensageiros instantâneos, e-mails, softwares educacionais ,álbuns on-line, etc relacionados com o assunto comum - MATEMÁTICA.
Os participantes criarão seus próprios blogs que terão um papel multifuncional. Ora funcionando como um diário de bordo, onde os alunos, durante as atividades propostas, em sala de aula, no decorrer do ano letivo comentam e compartilham suas impressões e opiniões sobre o que é desenvolvido e descoberto . Ora também serve como um portifólio virtual, onde os alunos podem postar a própria produção em sala de aula , através de relatórios e fotos das atividades propostas e trabalhadas.
As atividades serão propostas através do Blog Mat, de webquests e/ou e-mail no decorrer dos anos letivos de 2008 e 2009.

As metas

Explorar uma pequena parte das inúmeras possibilidades que o ciberespaço oferece para a motivação, a criatividade, a aprendizagem, a subjetividade e a criticidade do aluno, além de experienciar as ideias de ambiente de rede, de educação à distância e de novas tecnologias.
Apresentar, desenvolver e analisar as mais diversas informações, que a rede constantemente coloca e/ou mantém à disposição de todos, relacionadas com a matemática.
Trabalhar um ambiente de interação entre colegas e entre alunos e professora que a rede tem condições de proporcionar.
Propor e desenvolver um uso consciente, coerente baseado no discernimento e eticamente comprometido, das tecnologias oferecidas.

A avaliação

Contínua e processual. Serão avaliadas as construções dos blogs, a pertinência dos comentários e e-mails, as pesquisas realizadas, a participação integral nas atividades, as impressões postadas sobre atividades de sala de aula e da rede, o interesse e compromisso na proposta, as orientações solicitadas e demais pormenores não menos importantes de um processo ensino-aprendizagem. Em termos de valores, no máximo 20% da média bimestral.

_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________

Pato Donald no país da Matemática

___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

Postagens

.............
.............
.............
.............
.............
.............
.............
..........................
......................
.................
............
........
....
..
.

12 de junho de 2009

ATIVIDADE PARA O 2º BIMESTRE - RELATO SOBRE POLIEDROS

Olá, pessoal!
Recebi alguns poliedros e outros estão prometidos para a próxima aula, dia 15/06 (não esqueçam de estudar para a avaliação!) por isso só coloquei as fotos das montagens em sala de aula. Estou esperando que todos sejam entregues para poder fotografar e postar aqui o conjunto de tudo que vocês realizaram nas aulas passadas.
Porém, já vou postar como vocês devem proceder ao relato do trabalho para quem quiser adiantar o seu neste feriadão:


ATIVIDADE DE RELATO DA CONSTRUÇÃO DOS POLIEDROS:
A atividade consiste em postar no próprio blog um RELATO desta atividade feito em sala de aula pelos grupos. Dica: as fotos podem ser usadas em ordem cronológica enquanto a dupla de blogueiros descreve o que acontece na foto postada.

Na POSTAGEM deste relato não poderão ser esquecidos:
1* os materiais utilizados para a construção dos poliedros (citar e explicar como foram utilizados);
2* os nomes dos componentes do grupo (quem participou e o que fez);
3* os passos ordenados da realização do trabalho (o relato servirá como um roteiro);
4* as FOTOS do trabalho que ilustrem o trabalho do grupo (estão diponíveis logo acima, num total de 35 fotos, basta clicar no slide que nova janela abrirá, cliquem com o botão direito do mouse e salvem no computador, depois basta, na postagem, clicar em "adicionar imagem" e escolher a foto);
5* a conclusão do trabalho (Comentários sobre o que o trabalho colaborou para a aprendizagem sobre poliedros).
BOM TRABALHO E DIVIRTAM-SE!

DATA FINAL PARA POSTAR AS ATIVIDADES: 08/07/09

2 comentários:

May & Pri disse...

vimos as postagens iremos fazer nosso trabalho!!
bjxx

The Secret Book of Mariana disse...

Parabéeeeens! Muito bem feito! Usarei o octaedro para um trabalho também! Obrigado pela ajuda!!

Besos,
Mariana Cunha.

______________________________________________
______________________________________________