___________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________

Blog Mat é o blog de uma professora que desenvolve e orienta atividades de educação e de inclusão digital, destinado à motivação e à contribuição na aprendizagem, buscando desenvolver a autonomia intelecual e habilidades relacionadas à representação, leitura, compreensão, análise, comunicação e investigação, além da formação ética no ambiente de rede, dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP, Bagé/RS, dentro da disciplina de matemática.
Visa, basicamente, desenvolver uma experiência de educação à distância sob a perspectiva e exploração da tecnologia de informação da internet, utilizando-a como ferramenta para entender a matemática.
________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________

a ideia


... consiste na utilização do ciberespaço e de suas ferramentas como blogs e seus utilitários, sites de buscas, tradutores, wikis, mensageiros instantâneos, e-mails, softwares educacionais ,álbuns on-line, etc relacionados com o assunto comum - MATEMÁTICA.
Os participantes criarão seus próprios blogs que terão um papel multifuncional. Ora funcionando como um diário de bordo, onde os alunos, durante as atividades propostas, em sala de aula, no decorrer do ano letivo comentam e compartilham suas impressões e opiniões sobre o que é desenvolvido e descoberto . Ora também serve como um portifólio virtual, onde os alunos podem postar a própria produção em sala de aula , através de relatórios e fotos das atividades propostas e trabalhadas.
As atividades serão propostas através do Blog Mat, de webquests e/ou e-mail no decorrer dos anos letivos de 2008 e 2009.

As metas

Explorar uma pequena parte das inúmeras possibilidades que o ciberespaço oferece para a motivação, a criatividade, a aprendizagem, a subjetividade e a criticidade do aluno, além de experienciar as ideias de ambiente de rede, de educação à distância e de novas tecnologias.
Apresentar, desenvolver e analisar as mais diversas informações, que a rede constantemente coloca e/ou mantém à disposição de todos, relacionadas com a matemática.
Trabalhar um ambiente de interação entre colegas e entre alunos e professora que a rede tem condições de proporcionar.
Propor e desenvolver um uso consciente, coerente baseado no discernimento e eticamente comprometido, das tecnologias oferecidas.

A avaliação

Contínua e processual. Serão avaliadas as construções dos blogs, a pertinência dos comentários e e-mails, as pesquisas realizadas, a participação integral nas atividades, as impressões postadas sobre atividades de sala de aula e da rede, o interesse e compromisso na proposta, as orientações solicitadas e demais pormenores não menos importantes de um processo ensino-aprendizagem. Em termos de valores, no máximo 20% da média bimestral.

_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________

Pato Donald no país da Matemática

___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

Postagens

.............
.............
.............
.............
.............
.............
.............
..........................
......................
.................
............
........
....
..
.

23 de maio de 2009

RAPIDINHA - POLIEDROS

Pessoal, aqui vai um pouquinho do já vimos em sala de aula, em Geometria Espacial.
Legal que vocês TAMBÉM comecem a postar um pouquinho do que vemos nas nossas aulas e começar a rechear o cantinho de vocês. Cada blog pode fazer sua pesquisa por textos, figuras, curiosidades sobre o assunto da aulas anteriores e postar no seu blog, a internet está repleta de informações, vamos lá, usem o GOOGLE aí!


Iniciando Geometria Espacial Métrica, começamos falando dos poliedros (clica no link para saber bem além do que já conversamos).

Vimos que os poliedros podem ser convexos e não-convexos(côncavos). E, também, podem ser regulares (que são nove, incluindo os cinco de Platão) ou não.

Existem cinco Poliedros regulares, os da figura acima, que são chamamos poliedros platônicos ou de Platão.
E, para estes Poliedros Regulares vimos que é verdadeiro o Teorema de Euler.
Há alguns softwares free (que é possível baixar) que vocês podem visualizar diversos tipos de poliedros e seus elementos (vértices, arestas e faces), além de sua planificação. Um deles é o Poly Pro 1.11, é só baixar, escolher opção em espanhol e explorar as maravilhas de poliedros que ele oferece.
Prestem bem atenção, pois daqui a algumas aulas, vocês mesmos construirão seus poliedros.
OU outra opção é vê-los on-line na Pletora de Poliedros, basta selecionar o poliedro que quiserem visualizar.
Até mais, bom trabalho.
"Colhemos os frutos conforme as sementes que plantamos, a terra que cuidamos e o trabalho que dedicamos à nossa plantação."
Isso vale para cada atitude dedicada ou não que tivermos em nosso trabalhos. Não esqueçam!

7 comentários:

Aury e Jéssica disse...

Oi, nossa postagem sobre poliedros já está em nosso Blog, confiram! Beijo :)

Lu e Su disse...

oi ja lemos esta postagem logo logo estaremos colocando sobre os poliedros!!!beijos...

josy e kaka disse...

Olá!Lemos a postagem sobre os poliedros achamos bem interessante,logo colocaremos em nosso blog.Beijos

sassá e sussu disse...

ola!
ja lemos a postagem sobre poliedros estamos colocando no nosso blog.bjus ate a proxima.

Lu e Su disse...

oi prof tudo bem??olha só não conseguimos postar em nosso blog sobre a definição de poliedros!!!não esta colando so copiando!!!oque podemos fazer!!!!!!!!!!
bjssss.

Lu e Su disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
May & Pri disse...

oii
ja vimos a postagem logo ireos comentar sobre nosso trabalho
blxx

______________________________________________
______________________________________________