___________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________

Blog Mat é o blog de uma professora que desenvolve e orienta atividades de educação e de inclusão digital, destinado à motivação e à contribuição na aprendizagem, buscando desenvolver a autonomia intelecual e habilidades relacionadas à representação, leitura, compreensão, análise, comunicação e investigação, além da formação ética no ambiente de rede, dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP, Bagé/RS, dentro da disciplina de matemática.
Visa, basicamente, desenvolver uma experiência de educação à distância sob a perspectiva e exploração da tecnologia de informação da internet, utilizando-a como ferramenta para entender a matemática.
________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________

a ideia


... consiste na utilização do ciberespaço e de suas ferramentas como blogs e seus utilitários, sites de buscas, tradutores, wikis, mensageiros instantâneos, e-mails, softwares educacionais ,álbuns on-line, etc relacionados com o assunto comum - MATEMÁTICA.
Os participantes criarão seus próprios blogs que terão um papel multifuncional. Ora funcionando como um diário de bordo, onde os alunos, durante as atividades propostas, em sala de aula, no decorrer do ano letivo comentam e compartilham suas impressões e opiniões sobre o que é desenvolvido e descoberto . Ora também serve como um portifólio virtual, onde os alunos podem postar a própria produção em sala de aula , através de relatórios e fotos das atividades propostas e trabalhadas.
As atividades serão propostas através do Blog Mat, de webquests e/ou e-mail no decorrer dos anos letivos de 2008 e 2009.

As metas

Explorar uma pequena parte das inúmeras possibilidades que o ciberespaço oferece para a motivação, a criatividade, a aprendizagem, a subjetividade e a criticidade do aluno, além de experienciar as ideias de ambiente de rede, de educação à distância e de novas tecnologias.
Apresentar, desenvolver e analisar as mais diversas informações, que a rede constantemente coloca e/ou mantém à disposição de todos, relacionadas com a matemática.
Trabalhar um ambiente de interação entre colegas e entre alunos e professora que a rede tem condições de proporcionar.
Propor e desenvolver um uso consciente, coerente baseado no discernimento e eticamente comprometido, das tecnologias oferecidas.

A avaliação

Contínua e processual. Serão avaliadas as construções dos blogs, a pertinência dos comentários e e-mails, as pesquisas realizadas, a participação integral nas atividades, as impressões postadas sobre atividades de sala de aula e da rede, o interesse e compromisso na proposta, as orientações solicitadas e demais pormenores não menos importantes de um processo ensino-aprendizagem. Em termos de valores, no máximo 20% da média bimestral.

_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________

Pato Donald no país da Matemática

___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

Postagens

.............
.............
.............
.............
.............
.............
.............
..........................
......................
.................
............
........
....
..
.

30 de novembro de 2008

1º Atividade para o 4º Bimestre

E então pessoal? Todo mundo firme?
Fim de ano chegando, o 4º bimestre é mais curtinho, os preparativos para a formatura e o cheiro das férias se aproximando pelo ar...
É, mais um ano sendo completado, vivido cheio de experiências, sabores e alegrias.
Torço por todos vocês e por cada um especialmente, para que tenham muito sucesso no caminho que escolherem daqui pra frente.
Porém, NADA ACABOU ! Vamos, lá!
É hora das nossas atividades para o 4º Bimestre. Isso mesmo, no plural, porque serão duas.
...................................................................................
A primeira vou exlicar nesta mesma postagem:
Essa atividade se resume em realizar as seguintes atividades de Geometria Analítica, utilizando a via digital para todos os passos de resolução e respectiva postagem em cada blog de cada atividade.
Site utilizado: Geometria Analítica , página de um projeto realizado por alunos e professores da UNIJUÍ que utiliza o softwares como o Cabri Géomètre, para trabalhar com geometria plana e o programa Excel, para trabalhar com planilhas eletrônicas.
1º) Cliquem no Link 9 FEiXE DE RETAS, utilizando o mouse realizem os movimentos pedidos no exercício e observem o que acontece. Em relação a essa atividade o que muda quando uma reta apenas é movimentada? E quando o ponto de intersecção é movimentado de lugar, o que ocorre?
2º) Cliquem no link 10 EQUAÇÃO DA RETA, utilizando o mouse cliquem no ponto Q (passem o mouse por cima e esperem que apareça o texto "este ponto"). Qual a relação que se percebe entre o coeficiente angular e o ângulo da reta com o eixo x? O que vocês notaram com relação ao termo independente da equação e o ponto de intersecção com o eixo das ordenadas?
3º) Cliquem no link 12 RETAS PARALELAS, utilizando o mouse movimente a reta azul como pedido na questão 1 e responda a questão número 2.
4º) Cliquem no link 13 RETAS PERPENDICULARES e realizem as 5 questões pedidas.
5º) Cliquem no link 15 EXERCÍCIO com Excel, cliquem em "abrir", realizem as letras a e b das questões de número 3, 4, 5, 6, 7 e 8, sempre dando um Print screen na tela depois de realizar cada uma, (abrir o programa Power point, arquivo novo, copiar) para salvar a figura com o objetivo de postar essa imagem nos respectivos blogs.
.......................................................................................................
DATA FINAL PARA POSTAGEM DESTA ATIVIDADE:
13/12/08
Boa atividade! : ))

Nenhum comentário:

______________________________________________
______________________________________________