___________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________

Blog Mat é o blog de uma professora que desenvolve e orienta atividades de educação e de inclusão digital, destinado à motivação e à contribuição na aprendizagem, buscando desenvolver a autonomia intelecual e habilidades relacionadas à representação, leitura, compreensão, análise, comunicação e investigação, além da formação ética no ambiente de rede, dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP, Bagé/RS, dentro da disciplina de matemática.
Visa, basicamente, desenvolver uma experiência de educação à distância sob a perspectiva e exploração da tecnologia de informação da internet, utilizando-a como ferramenta para entender a matemática.
________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________

a ideia


... consiste na utilização do ciberespaço e de suas ferramentas como blogs e seus utilitários, sites de buscas, tradutores, wikis, mensageiros instantâneos, e-mails, softwares educacionais ,álbuns on-line, etc relacionados com o assunto comum - MATEMÁTICA.
Os participantes criarão seus próprios blogs que terão um papel multifuncional. Ora funcionando como um diário de bordo, onde os alunos, durante as atividades propostas, em sala de aula, no decorrer do ano letivo comentam e compartilham suas impressões e opiniões sobre o que é desenvolvido e descoberto . Ora também serve como um portifólio virtual, onde os alunos podem postar a própria produção em sala de aula , através de relatórios e fotos das atividades propostas e trabalhadas.
As atividades serão propostas através do Blog Mat, de webquests e/ou e-mail no decorrer dos anos letivos de 2008 e 2009.

As metas

Explorar uma pequena parte das inúmeras possibilidades que o ciberespaço oferece para a motivação, a criatividade, a aprendizagem, a subjetividade e a criticidade do aluno, além de experienciar as ideias de ambiente de rede, de educação à distância e de novas tecnologias.
Apresentar, desenvolver e analisar as mais diversas informações, que a rede constantemente coloca e/ou mantém à disposição de todos, relacionadas com a matemática.
Trabalhar um ambiente de interação entre colegas e entre alunos e professora que a rede tem condições de proporcionar.
Propor e desenvolver um uso consciente, coerente baseado no discernimento e eticamente comprometido, das tecnologias oferecidas.

A avaliação

Contínua e processual. Serão avaliadas as construções dos blogs, a pertinência dos comentários e e-mails, as pesquisas realizadas, a participação integral nas atividades, as impressões postadas sobre atividades de sala de aula e da rede, o interesse e compromisso na proposta, as orientações solicitadas e demais pormenores não menos importantes de um processo ensino-aprendizagem. Em termos de valores, no máximo 20% da média bimestral.

_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________

Pato Donald no país da Matemática

___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

Postagens

.............
.............
.............
.............
.............
.............
.............
..........................
......................
.................
............
........
....
..
.

23 de janeiro de 2008

REFERÊNCIAS

BALDIN, Yuriko Yamamoto; VILLAGRA, Guillermo Antônio Lobos. ATIVIDADES COM CABRI-GÉOMÈTRE II. São Carlos: EduFSCar, 2002.

BARRETO Filho, B. ; Silva, C. X. MATEMÁTICA: aula por aula. São Paulo: FTD, 2000.

DANTE, Luiz Roberto. MATEMÁTICA: contextos & aplicações. São Paulo: Ática, 2002.

GIOVANNI, J. E BONJORNO, J. R. Matemática- uma nova abordagem. São Paulo: FTD, 2001. vol. 1, 2 e 3.

IEZZI,G. et al. FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA ELEMENTAR. São Paulo: Atual, 2004. vol. 7, 9 e 10.

LIMA, E. L. et al. A MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO. 5.ed. Rio de Janeiro: SBM, 2005. vol.3.

MARCONDES, C.A. et al. MATEMÁTICA. São Paulo: Ática, 2003.

Nenhum comentário:

______________________________________________
______________________________________________